Depois do enorme sucesso do Campeonato do Mundo de 2024 em Guimarães, Portugal, a Ginástica Acrobática mundial volta a reunir-se, desta vez em Itália.
De 17 a 27 de setembro de 2026, Pesaro vai transformar-se na capital da ginástica acrobática, recebendo pela primeira vez no país os Campeonatos do Mundo de Ginástica Acrobática da FIG (Federação Internacional de Ginástica), na prestigiada Vitrifrigo Arena.

Lourenço França: “Portugal quer manter a sua trajectória crescente”
O treinador português Lourenço França recorda o Europeu de 2021 em Pesaro e olha com entusiasmo para 2026:
“É com grande expectativa que aguardamos pela realização do Campeonato do Mundo. Já diz o adágio que ‘a sorte protege os audazes’ e a Federação Italiana de Ginástica, desde sempre, deu sinais de grande audácia, pelo que sei que teremos um grande Campeonato no próximo mês de setembro. 2026 é o primeiro do novo ciclo e é com enorme expectativa que treinamos para o próximo Campeonato do Mundo. Teremos um ano de intenso trabalho pela frente e o countdown já começou. Portugal deseja apresentar-se na máxima força, mantendo a trajectória crescente da sua Ginástica Acrobática no panorama internacional depois da conquista das primeiras medalhas de ouro em 2021, 2022 e 2024. Boa sorte Pesaro!!”
No último Mundial, em 2024, Portugal alcançou excelentes resultados, incluindo a medalha de ouro no exercício dinâmico da dupla Miguel Lopes e Gonçalo Parreira, e contou com a presença de uma torcida apaixonada.

Um palco internacional em dose dupla
O evento trará para Itália dois grandes momentos:
17 a 20 de setembro de 2026 — Campeonato do Mundo Júnior FIG de Ginástica Acrobática e Competição Mundial de Base FIG.
24 a 27 de setembro de 2026 — Campeonato do Mundo Sénior FIG de Ginástica Acrobática.
Mais de 800 atletas de 45 países vão transformar a Vitrifrigo Arena no verdadeiro coração da acrobacia mundial.
Itália se prepara para receber o Mundial: o compromisso de quem faz acontecer
A Federação Internacional (FIG), a Federação Italiana de Ginástica (FGI), o LOC – Comitê Organizador Local -, os técnicos e uma comunidade apaixonada trabalham em conjunto para fazer de Pesaro a capital mundial da Ginástica Acrobática em 2026.
Andrea Facci, presidente da Federação de Ginástica de Itália (FGI), destacou:
“É com grande orgulho e com um forte sentido de responsabilidade que anunciamos, pela primeira vez na história, a chegada à Itália dos Campeonatos do Mundo de Ginástica Acrobática — o auge desta extraordinária disciplina. Pesaro, já palco de eventos de alto nível, confirma-se como cidade capaz de acolher grandes competições desportivas internacionais com entusiasmo e profissionalismo. A Vitrifrigo Arena será o palco onde os valores fundamentais da ginástica acrobática — trabalho em equipa, precisão, força, harmonia e confiança mútua — irão brilhar. São esses valores universais que irão inspirar o público presente e encantar espectadores em todo o mundo.”
Itália em crescimento
Nos últimos anos, Itália tem conquistado espaço internacional, com títulos mundiais e europeus de juniores e presença constante em finais de Taças do Mundo, Europeus e Mundiais seniores.
Um dos destaques é a dupla mista Edoardo Ferraris e Arianna Sofia Lucà, campeões mundiais juniores em 2024 no combinado, depois de conquistarem o título europeu em 2023 (dinâmico) e a prata no estático e no all-around.
Em 2025, no Campeonato Europeu Júnior no Luxemburgo, a dupla feminina Sofia D’Errico e Camilla Poerio conquistou três medalhas de bronze (dinâmico, estático e all-around), trazendo visibilidade ao movimento acrobático italiano.
No escalão sénior, o trio feminino formado por Alessandra Scarabottolo, Elisa Machieraldo e Elisa Marelli (substituída depois por Gaia We Lisco) segue em evolução, chegando a finais de Taças do Mundo e terminando em 4.º lugar na etapa de Burgas.
A diretora técnica nacional, Erica Loiacono e o Diretor Esportivo Fabio Gaggioli, comentaram::
“Estamos plenamente conscientes do nível de perfeição e espetáculo que precisamos de atingir para competir com os melhores e conquistar novas confirmações. Somos um grupo unido, guiado pela paixão e pela competência, e queremos oferecer ao público um grande espetáculo — tanto organizacional como desportivo — orgulhosos de competir pelo nosso país, no nosso país.”
Comunidade e futuro
Para além das competições, o Comité Organizador está a preparar iniciativas inovadoras com escolas, universidades e grupos artísticos locais, que serão reveladas nos próximos meses para ampliar ainda mais o envolvimento da comunidade.
O compromisso é partilhado pela SSD PesaroGym 2019 e pelo Esatourgroup, organizadores do evento em parceria com a FGI e a FIG. Para Marco Cadeddu (Esatourgroup):
“Estamos entusiasmados em trazer a ginástica acrobática de volta a Pesaro — desta vez com os Campeonatos do Mundo. É um reconhecimento significativo para toda a equipa organizadora e para a cidade, que já demonstrou a sua capacidade de acolher eventos internacionais com grande eficiência. Será uma verdadeira festa do desporto, unindo beleza, precisão e espetáculo ao calor do nosso público.”
Rumo a Pesaro 2026: um sonho que une
Com atletas, delegações, instituições, voluntários e cidadãos, o AcroPesaro 2026 será muito mais do que uma competição desportiva: será uma celebração coletiva da acrobacia mundial.
O countdown já começou: um novo mundo acrobático está prestes a nascer em Pesaro.
📲 Segue-nos nas redes sociais
Instagram: @acropesaro2026
Facebook: @acropesaro2026