O 38.º Campeonato do Mundo de Ginástica de Trampolim da FIG arranca amanhã na Navarra Arena, em Pamplona (Espanha), reunindo mais de 350 ginastas de 39 federações nacionais que irão competir em 16 provas com medalhas, incluindo pela primeira vez um evento de trampolim sincronizado misto num campeonato do mundo.
As provas incluem trampolim individual e sincronizado (masculino e feminino), duplo minitrampolim e tumbling, além da competição all-around, que combina as três disciplinas, e das provas por equipas, também masculinas e femininas.
🔹 Ginastas a acompanhar
Os campeões olímpicos individuais Bryony Page (Grã-Bretanha) e Ivan Litvinovich (AIN) marcarão presença em Espanha, assim como Caio Lauxtermann (Alemanha) e Sarah Webster (EUA) — ambos parte das duplas campeãs mundiais de trampolim sincronizado — que competirão agora com novos parceiros: Matthias Schuldt (Alemanha) e Jessica Stevens (EUA).
Após o formato de competição por eliminatórias estreado nos World Games de Chengdu (China), que proporcionou um espetáculo emocionante na disciplina de Tumbling, espera-se que a adrenalina continue em Pamplona, com a presença dos atuais campeões do mundo e dos vencedores dos World Games nas provas masculinas e femininas.
No Tumbling feminino, Megan Kealy (Grã-Bretanha) e Candy Briere-Vetillard (França) têm alternado entre o primeiro e o segundo lugar — no Mundial de Birmingham há dois anos e nos World Games deste ano. O duelo promete continuar em Pamplona.
Situação semelhante no Tumbling masculino, onde Kaden Brown (EUA) tem alternado vitórias com os ginastas do Azerbaijão. Mikhail Malkin venceu em Birmingham, enquanto Brown superou Tofig Aliyev nos World Games, apesar do impressionante “full-full-full” do azeri.
No Duplo Minitrampolim, o campeão mundial em título Ruben Padilla (EUA) tentará defender o seu ouro frente ao campeão dos World Games Brent Deklerck (Bélgica) e a Gavin Dodd (Canadá), medalha de bronze em Chengdu e quarto classificado em Birmingham.
Na competição feminina, a ausência da campeã dos World Games Diana Gago (Portugal) abre caminho para mais um duelo entre Grace Harder (EUA) e Melania Rodriguez (Espanha), que têm trocado lugares no pódio desde que Rodriguez conquistou o título mundial em Birmingham.
O lendário ginasta de Duplo Minitrampolim Mikhail Zalomin (AIN) regressa também à competição, determinado em deixar novamente a sua marca.
🔹 Formato da competição
As qualificações decorrem em duas fases:
- Na primeira, 24 ginastas avançam para a segunda (com um máximo de três por federação).
- Na segunda fase, os oito melhores garantem um lugar na final (máximo de dois por federação).
Para a competição por equipas, contam-se os três melhores exercícios (um por ginasta) durante as qualificações.




